Não é novidade que Portugal é rico em história, cultura e vistas de cortar a respiração. Se está de visita a Portugal e está em dúvida sobre o que fazer, deixamos-lhe algumas sugestões de vilas que não vai querer perder!

Óbidos

A primeira e talvez a mais famosa é a vila de Óbidos, pertencente ao distrito de Leiria foi considerada em 2007 o segundo dos sete monumentos mais relevantes do património português. Óbidos é uma das vilas mais bem preservadas do país e dentro das muralhas que protegiam a vila pode encontrar um castelo que pode visitar e inúmeras ruas e casas brancas que compõe a experiência medieval, tornando-a ainda mais especial. Para além disso, em Óbidos vai encontrar imensos jardins encantadores e cafés/ restaurantes para desfrutar ao máximo da vila sem precisar de se afastar.

Monsaraz

No Alentejo vai encontrar a vila medieval de Monsaraz. Considerada por muitos um museu “ao ar livre” é circundada por muralhas que guardam a vila e a povoação e conta com quatro portas por onde pode aceder à vila e começar a sua visita. Já dentro, vai encontrar o castelo de Monsaraz, construído por D. Dinis, no século XIV e foi considerado Monumento Nacional. No castelo de Monsaraz irá encontrar um miradouro sobre a Barragem de Alqueva, o maior lago artificial da Europa e uma das maiores obras portuguesas do século. Se já está curioso aproveitamos ainda para lhe dizer que em Monsaraz irá encontrar os melhores pratos tradicionais alentejanos.

Sintra

Uma das vilas mais apreciadas de Portugal é um pequeno paraíso cheio de mistério, história, jardins cheios de cor e irá aperceber-se de que Sintra tem um microclima, que faz com que possa estar a chover em Lisboa e sol em Sintra ou vice-versa. Sintra foi classificada pela UNESCO como Património da Humanidade no âmbito da categoria Paisagem Cultural, em 1995.

Se vai a vila de Sintra deve também visitar o Palácio Nacional da Pena, que se encontra no cimo da Serra de Sintra, e o Castelo dos Mouros que se localiza também na vila de Sintra e que conta com uma vista privilegiada sobre a Costa Atlântica.

Mértola

Situada junto às margens do rio Guadiana e da fronteira com Espanha, Mértola é uma vila do distrito de Beja, que foi construída no período medieval e que beneficia de uma posição privilegiada e estratégica que fez dela um importante entreposto comercial. Mértola foi um porto fluvial que permitia o comércio com os principais portos do Mar Mediterrâneo oriental e ainda hoje é possível ver alguns desses vestígios romanos na vila. O Castelo de Mértola foi construído sobre as antigas fortificações romanas e muçulmanas, e é um sítio que deve mesmo visitar.

Marvão

Uma vila do distrito de Portalegre, Marvão fica a poucos quilómetros de Espanha e está localizado no ponto mais alto da Serra do Sapoio, a uma altitude de 860 metros. Dada a sua localização, o castelo de Marvão, serviu de ponto de defesa do reino e das disputas internas do governo português. Em Marvão vai encontrar ruas estreitas, um pelourinho e muito história, delicie-se com recantos desta vila portuguesa.

Cascais

Conhecida como Riviera Portuguesa, a vila de Cascais encontra-se a 40 minutos de Lisboa e é um dos destinos mais completos, uma vez que lhe permite descansar ou então se preferir tem a sua disposição a possibilidade de praticar vários desportos. É uma das referências mais importantes na área do turismo sendo que, em 2014, foi considerado o Melhor Destino Sustentável do Mundo e, em 2019, a Melhor Autarquia na Área do Turismo. Na vila de Cascais pode encontrar uma excelente gastronomia, belas praias, a arina e casas do final do século XIX.

Estas são apenas algumas das vilas portuguesas que deve conhecer, de norte a sul do país existem imensas que poderiam completar esta lista. Esperamos ter ajudado e que goste de conhecer Portugal tanto quanto nós.