O que acha de presentear a sua família com um saboroso bolo de amêndoa?

 

É que para além de ser um excelente acompanhamento de café ou chá, este bolo de amêndoa com uma generosa cobertura é uma excelente forma de incluir frutos secos na sua alimentação.

 

E se não consegue resistir a uma fatia de bolo ao pequeno-almoço, este bolo de amêndoa tem a dose certa de doçura para começar o dia cheia de energia.

 

Afinal, são sobejamente conhecidos os benefícios do consumo regular de frutos secos e a boa notícia é que em Portugal vai encontrar amêndoas durante todo o ano.

 

Conheça, então, como é a produção de amêndoa em Portugal, bem como os benefícios do seu consumo regular.

 

Também vai encontrar neste artigo a nossa receita de bolo de amêndoa, que depois de algumas tentativas, percebemos que é a favorita cá em casa. Aproveite!

Portugal e a produção de amêndoa

Portugal é conhecido não apenas pelas suas paisagens características, mas também pela sua gastronomia e produção de alimentos de alta qualidade. E entre estes tesouros da agricultura nacional estão as amêndoas, uma cultura que tem uma longa tradição no país.

Portugal possui duas regiões principais para a produção de amêndoas, cada uma contribuindo com suas próprias nuances de sabor e qualidade.

Assim, no norte, o Vale do Douro destaca-se como uma área de produção de amêndoas de alta qualidade, beneficiando-se do clima mediterrâneo e das condições ideais de solo.

Por outro lado, no sul, no Algarve vai encontrar outra zona favorável para a produção amêndoa, sendo que neste caso são cultivadas nos terrenos férteis ao longo da costa.

O cultivo de amêndoas em Portugal segue um processo que beneficia do saber acumulado de quem se dedica à sua produção, desde o plantio até a colheita.

Na verdade, os agricultores empregam técnicas tradicionais em ligação com as modernas recomendações do setor, para garantir tanto o crescimento saudável das amêndoas, incluindo a seleção de variedades adequadas, como o manejo eficiente da irrigação e a proteção contra pragas e doenças.

A colheita deste fruto geralmente ocorre entre agosto e setembro, quando as amêndoas atingem a maturidade e estão prontas para serem colhidas manualmente ou com a ajuda de máquinas.

Quais são os benefícios do consumo regular de amêndoas?

Parece ser consensual que o consumo regular de amêndoas resulta numa série de benefícios para a saúde, tornando-as num interveniente valioso para manter uma dieta equilibrada.

De facto, estes pequenos frutos secos estão repletos de nutrientes essenciais e compostos benéficos que promovem o bem-estar geral do corpo, além de serem muito saborosos.

Assim, as amêndoas são uma excelente fonte de nutrientes essenciais, incluindo vitamina E, magnésio, cálcio, fibras, proteínas e gorduras saudáveis. A vitamina E, por exemplo, atua como um poderoso antioxidante que protege as células contra danos causados pelos radicais livres, enquanto que o magnésio favorece a saúde óssea e muscular.

Além disso, as amêndoas são conhecidas pelo seu potencial em promover a saúde cardiovascular, já que o seu teor de gorduras insaturadas, incluindo ácidos gordos omega-3 e omega-6, ajudam a reduzir o colesterol LDL (mau) e a aumentar o colesterol HDL (bom), reduzindo assim o risco de doenças cardíacas.

Os estudos efetuados também mostram que o consumo moderado de amêndoas pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, o que é especialmente benéfico para pessoas com diabetes tipo 2.

Isto acontece porque as fibras e proteínas presentes nas amêndoas ajudam a estabilizar os níveis de glicose no sangue e a evitar picos de açúcar após as refeições.

Por fim, os antioxidantes presentes nas amêndoas, juntamente com os ácidos gordos omega-3, podem ajudar a melhorar a função cerebral e a reduzir o risco de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

Com tantos benefícios associados, é compreensível por que tantas pessoas decidem incluir amêndoas regularmente na sua dieta, levando até mesmo alguns a considerá-las um superalimento.

A nossa receita de Bolo de amêndoa

Ingredientes:

9 ovos

400 g de açúcar

100 g de farinha com fermento

100 g de fécula de batata

1 colher de chá de fermento em pó

manteiga para untar

Para o recheio e cobertura: 200 g de amêndoa laminada e torrada

Para o creme de manteiga: bater 3 gemas de ovo com 125 g de açúcar fino e 250 g de manteiga.


Preparação:

Com a batedeira, bater as gemas com o açúcar até ficarem volumosas.

Bater as claras em castelo e envolvê-las com uma colher de pau no preparado anterior.

Juntar a farinha e a fécula peneiradas para evitar os grumos e, por fim, o fermento em pó.

Pôr a massa na forma, previamente untada com manteiga e levá-la a cozer ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 30 minutos (verificar a cozedura com um palito).

Desenformar e deixar arrefecer.

Depois de frio, cortar o bolo e dividi-lo em duas partes iguais.

Barrar uma das partes com o creme de manteiga e polvilhar com algumas amêndoas laminadas e torradas. Colocar a outra parte do bolo por cima.

Barrar o bolo com o restante creme de manteiga e espalhar a amêndoa laminada e torrada por cima do creme.


Delicie-se em sua casa com outras sobremesas portuguesas

 

Nós não conseguimos dizer não a um docinho de vez em quando, pois consideramos que fazem parte de uma dieta equilibrada, desde que não seja com exageros.

Também temos o privilégio de termos crescido com as nossas avós a preparar receitas de sobremesas tipicamente portuguesas.

E como queremos partilhar consigo um bocadinho das nossas tradições, já publicámos outras receitas de bolos e doces de Portugal.

Portanto, se procura sugestões para as suas aventuras doces na cozinha, aqui ficam algumas das nossas sugestões:

 

E para quem valoriza produtos 100% portugueses, recomendamos que espreite a nossa loja online com o melhor das joias de filigrana, malas de senhora, e artesanato.

Siga a LoveitPortugal nas redes sociais: Instagram, Facebook e Pinterest