O junco é um material natural que tem sido utilizado ao longo de séculos por toda a humanidade devido às suas notáveis qualidades e versatilidade. O Junco é uma planta que cresce nas margens das áreas húmidas dos rios, pântanos e lagos e é um recurso valioso em muitas culturas e indústrias.

 

O junco é uma planta verde-escura, de crescimento rápido, que prima pela sua flexibilidade e que em média atinge 1,5 metros de altura. Por se tratar de uma planta, é 100% biodegradável e amigo do ambiente. Apesar de parecer delicado, é robusto e adapta-se facilmente à forma pretendida.

Ao longo de séculos, o junco tem sido empregado na produção de cestos, esteiras e até mesmo na construção de habitações em algumas regiões do mundo. A sua resistência e capacidade de suportar o peso e resistir às intempéries faz com que seja um material de construção confiável.

Além de sua durabilidade, o junco é conhecido por suas propriedades naturais de isolamento térmico e acústico. Isso torna-o uma escolha muito popular para a fabricação de tapetes, cortinas e móveis, proporcionando conforto e redução de ruído em ambientes residenciais e comerciais.

As aplicações do junco são muito diversas. Desde a fabricação de Móveis de jardim, a Cestos e artesanato decorativo. Também é frequentemente utilizado na produção de instrumentos musicais, como flautas e ocarinas. Foi ao longo de muitos anos usado pelas nossas mães e avós nas suas idas às feiras e mercados para trazerem as suas compras.

Ainda hoje existe uma tradição em Portugal de usar as coloridas Malas e Cestos de Junco, como complemento de um look moderno e desafiante. Foi recentemente descoberto por várias revistas de moda internacionais, o que colocou as Malas de Junco e as Cestas de Junco, como um artigo moderno e fashion.

Explorar as nossas malas de Junco.