O Burel é um tecido bem representativo da tradição e qualidade do têxtil português e em particular da região da Serra da Estrela e cidades circundantes. O Burel é um tecido artesanal, feito de lã da ovelha da raça da Serra da Estrela e que era e ainda é usado pelos Pastores de ovelhas na Serra da Estrela para se protegerem do frio noturno durante a sua estadia de semanas no pastoreio dos seus rebanhos. A lã é recolhida de ovelhas locais, que pastam nas montanhas, conferindo ao burel uma ligação profunda com a natureza.
O burel é um tecido 100% lã e destaca-se pela sua qualidade, durabilidade, elevado isolamento térmico e também pela textura. É macio ao toque e também impermeável o que lhe confere vantagens acrescidas.
Para além de ser usado na fabricação das tradicionais mantas dos pastores, tem hoje muitas outras aplicações, como por exemplo na indústria do vestuário, na produção de Malas, Bolsas, Mochilas, Casacos, Acessórios e Luvas. Dado ser macio ao toque, muito resistente e com grande durabilidade, é também usado na produção de sofás e almofadas e tapetes, com uma beleza e acabamento espetaculares.
É um tecido que honra o património nacional e que combina a tradição com a modernidade. É natural, renovável, amigo do ambiente e duradouro. 100% Portugal!