Quem não gosta de Francesinha? Trata-se de uma das jóias culinárias do Porto que conquista paladares um pouco por todo o lado!

Portanto, neste artigo, vamos mostrar o que torna a Francesinha tão especial.

Ou seja, contamos a origem desta receita e partilhamos consigo quais são os nossos lugares preferidos no Porto para saborear esta iguaria.

Além disso, não poderíamos deixar de partilhar consigo a nossa própria receita de Francesinha, para que a possa reproduzir no conforto do seu lar.

Mas isso não é tudo! No final do post, reservamos algo mais, um segredo especial que temos a certeza que vai querer descobrir.

Ficou curiosa? Então leia até ao fim!

O que é a Francesinha?

 

A Francesinha, uma icónica e saborosa sanduíche, tem as suas raízes profundamente entranhadas nas ruas da cidade do Porto.

Tem uma aparência robusta e irresistível, em que camadas generosas de carne e enchidos se intercalam no interior de duas fatias de pão.

O molho, que se quer com a dose de picante adequada, é enriquecido com um ovo estrategicamente colocado por cima da gigante sanduíche.

Além disso, não esqueçamos o queijo, que tem uma função primordial, já dá que une e acrescenta outra dose de sabor a esta combinação explosiva de sabores.

As batatas fritas devem ter o exterior crocante para aguentarem serem mergulhadas no rico molho sem correrem o risco de se desfazerem. Já ficou com água na boca?

Acredita-se que a Francesinha tenha sido inicialmente inspirada no famoso croque-monsieur francês, mas rapidamente evoluiu para uma criação totalmente original, adaptada ao gosto e às preferências portuguesas.

Ao longo dos anos, a receita foi refinada e aprimorada por chefs talentosos, mas também por donas de casa que preparam esta iguaria para as suas famílias.

O que é interessante observar é que a francesinha é um prato democrático, na medida em que tanto os pequenos estabelecimentos de bairro até aos restaurantes mais requintados, muitos deles têm a sua versão da Francesinha.

Por outro lado, há muito que deixou de ser um segredo bem guardado no Norte de Portugal, já que, atualmente, a francesinha está presente em todo o país.

Onde experimentar francesinha no Porto?

Cada pessoa tem o seu lugar preferido ao qual recorre, sempre que tem vontade de comer a reconfortante francesinha.

 

Muitas vezes, esta preferência está relacionada com tradições familiares, já que não é incomum gerações inteiras frequentarem o mesmo restaurante.

 

Em todo o caso, nós temos os nossos lugares preferidos, sendo que na cidade do Porto, gostamos particularmente da francesinha do Café Santiago e do Bufete Fase.

 

Localização do Café Santiago:

R. de Passos Manuel 226,

4000-382 Porto

 

Localização do Bufete Fase:

R. de Santa Catarina 1147,

4000-457 Porto

 

A francesinha do Café Santiago é a tradicional que nós gostamos. Bem recheada, molho apurado e as batatas fritas no ponto ideal. Não há muito mais a dizer, além de que são muito boas!

 

Por outro lado, a francesinha do Bufete Fase inclui uma fatia de carne assada, o que até pode parecer estranho mas resulta muito bem. Pelo menos, para o nosso palato.

 

O problema é que nem sempre estamos com disposição para sair de casa e comer uma francesinha. O que fazemos nessas alturas? Fazemos a nossa própria francesinha! E olhe que são bem saborosas.

 

Tome nota, então, da nossa receita de francesinha.

A nossa receita de Francesinha

Ingredientes para quatro francesinhas:

8 fatias de pão de forma (preferencialmente de qualidade, firme e ligeiramente torrado)

4 fatias de fiambre

4 fatias de mortadela

4 salsichas frescas

4 bifes tenros, de boa qualidade

8 fatias de queijo (tipicamente queijo flamengo)

4 ovos

Ingredientes para o Molho de Francesinha:

2 colheres de sopa de manteiga

2 colheres de sopa de farinha de trigo

2 dentes de alho picados

1 cebola pequena picada

2 colheres de sopa de polpa de tomate

1 colher de sopa de molho de piri-piri (ou a gosto)

1 colher de sopa de mostarda

1 colher de sopa de whisky

1 colher de sopa de molho inglês

1 colher de sopa de vinho do Porto

1 cubo de caldo de carne

500 ml de cerveja

Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparação:

Comece por preparar o molho de Francesinha. Numa panela, derreta a manteiga em fogo médio. Adicione o alho e a cebola picados e refogue até ficarem macios.

 

Polvilhe a farinha sobre a mistura de manteiga e mexa bem para incorporar. Cozinhe por cerca de 2 minutos, mexendo sempre, para eliminar o sabor cru da farinha.

 

Adicione a polpa de tomate, o molho de piri-piri, a mostarda, o whisky, o molho inglês, o vinho do Porto e o cubo de caldo de carne. Mexa bem para combinar todos os ingredientes.

 

Gradualmente, adicione a cerveja, mexendo constantemente para evitar a formação de grumos. Continue cozinhando em fogo médio até o molho começar a ferver e engrossar.

 

Reduza o fogo para baixo e deixe o molho cozinhar por mais 10-15 minutos, mexendo ocasionalmente, até atingir a consistência desejada. Se necessário, ajuste o tempero com sal e pimenta.

 

Quando estiver pronto, o molho deve ter uma consistência espessa o suficiente para cobrir as Francesinhas, mas ainda ser fácil de derramar. Reserve o molho e comece a preparar as sanduíches.

 

Num tabuleiro de forno, coloque uma fatia de pão de forma e por cima disponha uma fatia de fiambre, uma fatia de mortadela, uma salsicha fresca e um bife, previamente cozinhados. Repita o processo para formar os restantes sanduíches.

 

Por cima de cada sanduíche, coloque duas fatias de queijo e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 10 minutos, ou até que o queijo esteja derretido e dourado.

 

Enquanto as sanduíches estão no forno, prepare os ovos estrelados numa frigideira com um pouco de óleo.

 

Retire as sanduíches do forno e coloque um ovo estrelado por cima de cada uma.

 

Finalize regando generosamente com o molho de Francesinha feito previamente.

 

Sirva as Francesinhas quentes, acompanhadas de batatas fritas.

Notas:

A qualidade dos ingredientes é fundamental para o sucesso desta receita. Opte por produtos frescos e de boa procedência, especialmente a carne, o queijo e o pão.

O molho de Francesinha é o segredo desta iguaria. Se possível, prepare-o em casa para um sabor autêntico, mas se preferir, também pode encontrar versões prontas em supermercados.

A quantidade de piri-piri no molho pode ser ajustada de acordo com o gosto pessoal de cada um.


Saiba algo mais sobre cultura e comida tipicamente portuguesa

 

Nesta altura deve estar a lembrar-se do título deste artigo e perguntar-se o que é este “algo mais”?

Pois, aqui vão dois “algo mais”!

Por um lado, se gosta de gastronomia portuguesa, temos para partilhar consigo duas excelentes sobremesas que complementam muito bem um jantar de francesinha:

Depois, tomamos a liberdade de sugerir que embeleze a sua casa com um toque tradicional português.

Afinal, os galos de barcelos são reconhecidos em qualquer lado do mundo, bem como as características sardinhas e andorinhas.

Além disso, antes de se ir embora, não se esqueça de espreitar a nossa gama de jóias de filigrana e malas de senhora, que dão um toque de sofisticação e requinte ao seu look.

Siga a LoveitPortugal nas redes sociais: Instagram, Facebook e Pinterest