Se está à procura de sugestões de castelos de Portugal a incluir no roteiro da sua próxima viagem, então saiba que reunimos um conjunto de sete magníficos exemplos da arquitetura Portuguesa.

 

De facto, nesta lista, que não pretende de modo algum ser exaustiva, vai encontrar construções medievais com características únicas.

 

Quisemos distanciar-nos dos castelos mais óbvios, que apesar de serem interessantes do ponto de vista cultural e arquitectónico, já são sobejamente conhecidos pelos visitantes.

 

Portanto, vamos falar-lhe de famosos às portas de Lisboa, como o Castelo de Óbidos, mas também castelos de Portugal menos conhecidos, localizados no interior do país, como é o caso do Castelo do Sabugal.

 

Agora que já sabe qual foi o critério para escolher estes sete castelos de Portugal, queremos acrescentar que vamos falar-lhe de alguns momentos decisivos que aconteceram em cada castelo, data de construção e informações práticas para os visitar, incluindo a localização e distância de Lisboa e Porto.

 

Boa viagem pelos castelos de Portugal!

Castelo de Almourol

Imagem de Luis Valverde.

 

O Castelo de Almourol é um incrível testemunho histórico localizado numa ilhota no Rio Tejo.

A sua construção remonta a uma época anterior a 1129, quando os cristãos chegaram à região, encontrando já um castelo construído no local.

Este castelo desempenhou um papel fundamental durante a Reconquista Cristã, já que fazia parte de uma linha defensiva ao longo do Rio Tejo, juntamente com o castelo de Tomar, do Zêzere e da Cardiga.

Além de sua importância histórica, que já mostramos, o Castelo de Almourol proporciona uma experiência única aos visitantes.

Isto porque ao explorar estas muralhas e torres, os visitantes são transportados para uma época de cavaleiros e batalhas medievais, ao mesmo tempo que desfrutam de vistas deslumbrantes do Rio Tejo.

Em termos de localização, o acesso é relativamente fácil para quem está perto da capital do país. Localizado na ilhota do Rio Tejo, perto da Praia do Ribatejo, em Vila Nova da Barquinha, o castelo fica a 134 km de Lisboa e a 225 km do Porto.

 

Castelo de Bragança

Imagem de Alves Mateus.

 

O Castelo de Bragança é outra imponente fortificação portuguesa, recheada de história.

Ergue majestosamente na cidade de Bragança,ou seja, no nordeste de Portugal e foi construído no século XII, ou seja, durante a Idade Média.

Por causa da localização estratégica numa colina, o Castelo de Bragança é um excelente miradouro para a cidade, mas também para as serras e montes à volta.

Aliás, é, sem dúvida, um dos marcos mais emblemáticos da cidade, já que as suas imponentes muralhas e torres, não deixam os visitantes indiferentes.

Dentro das muralhas do castelo, os turistas podem explorar os seus diversos espaços, incluindo a Torre de Menagem e o Museu Militar, que mostra uma coleção impressionante de artefatos históricos e armamentos.

Além disso, o castelo é o palco de eventos culturais e exposições ao longo do ano, o que faz com que seja um destino indicado para qualquer altura.

O Castelo de Bragança fica a 211 km do Porto e a 488 km de Lisboa.

Castelo de Guimarães

Imagem de José Costa.

 

O Castelo de Guimarães é uma fortaleza medieval situada no coração da cidade de Guimarães, isto é, no norte de Portugal.

Construído no século X, este castelo desempenhou um papel fundamental na história do país, aliás, é considerado um dos símbolos da identidade nacional portuguesa.

À semelhança de outros castelos de Portugal, o Castelo de Guimarães está localizado no topo de uma colina.

Apesar de percorrer as muralhas do castelo ser uma experiência incrível, não se esqueça que o interior do castelo é igualmente interessante.

Por isso, demore algum tempo a explorar cada recanto que o Castelo de Guimarães oferece e, quando terminar, dirija-se ao Paço dos Duques de Bragança, para uma viagem no tempo completa.

Afinal, o Paço dos Duques de Bragança é um palácio reconstruído que agora alberga um museu dedicado à história e à cultura de Portugal.

O Castelo de Guimarães fica a apenas 57 km do Porto e a 367 km de Lisboa.

Castelo de Monsaraz

Imagem de João Fructuosa.

 

Continuamos a nossa viagem pelos Castelos de Portugal, desta vez a explorar a magnífica região do Alentejo, também conhecida como o celeiro de Portugal.

E na paisagem do Alentejo destaca-se o Castelo de Monsaraz, uma imponente fortaleza localizada na vila medieval de Monsaraz.

Este castelo, bem como a vila de Monsaraz, foi construído durante a Idade Média, ou seja, tem uma longa história de defesa e influência na região.

E o que gostamos particularmente no Castelo de Monsaraz? É que no interior das muralhas é possível explorar as ruas estreitas da vila medieval, com as suas casas tradicionais de pedra e ruas em calçada.

 

Dentro das muralhas também pode visitar as igrejas, cisternas e os museus que contam a história e a cultura da região.

 

O Castelo de Monsaraz fica a 180 km de Lisboa e a 460 km do Porto.

 

Castelo de Óbidos

Imagem de Joaquin, por Pixabay.

 

Já deve conhecer o Castelo de Óbidos, mas acreditamos que este artigo perdia muito se não o incluíssemos.

Assim, esta fortificação medieval majestosa fica na vila de Óbidos, na região Oeste de Portugal.

O Castelo de Óbidos remonta ao século XII, destacando-se como um dos mais bem preservados do país.

Tem muralhas imponentes e torres defensivas, preservadas de forma irrepreensível.

Mas devemos mencionar que parte do encanto deste castelo está ligado à vila de Óbidos.

Isto porque as ruas formam um autêntico labirinto, rodeado com lojas de artesanato, souvenirs, cafés e restaurantes muito agradáveis.

Além disso, as paredes das casas caiadas de branco, com vasos coloridos nas janelas é o cenário ideal que conduz o visitante até ao magnífico castelo.

Acontecem vários eventos culturais na vila e Castelo de Óbidos, dos quais destacamos Óbidos Vila Literária e o Festival Internacional de Chocolate de Óbidos.

O Castelo de Óbidos fica a 84 km de Lisboa e a 240 km do Porto.

Castelo do Sabugal

Imagem de Jorge Marcelino.

 

Acredito que de todos os castelos portugueses que mencionamos, o Castelo do Sabugal deve ser o menos conhecido.

 

E é uma pena, pois esta construção é magnífica!

 

Então, o Castelo do Sabugal é uma fortaleza localizada na cidade do Sabugal, na região da Beira Interior, em Portugal.

Remonta ao século XIII e ainda hoje é possível admirar as muralhas de pedra e torres de vigia.

Aliás, o Castelo do Sabugal é um excelente miradouro para o Rio Côa serpenteando abaixo e as montanhas da Serra da Malcata ao longe. Acredite que é o local ideal para tirar fotografias panorâmicas e apreciar a beleza natural da região.

O Castelo do Sabugal fica a 229 km do Porto e a 317 km de Lisboa.

 

Castelo de Santa Maria da Feira

Imagem de José Ribeiro.

 

O Castelo de Santa Maria da Feira, tal como o nome indica, está situado na cidade de Santa Maria da Feira, no norte de Portugal.

Foi construído no século XI, e é um dos exemplos mais bem preservados da arquitetura militar em Portugal.

Ou seja, ao visitar o Castelo de Santa Maria da Feira, pode contar em admirar muralhas maciças e torres imponentes.

Com uma existência tão antiga, o Castelo de Santa Maria da Feira foi palco de importantes eventos históricos e desempenhou um papel crucial na defesa da região contra invasões inimigas ao longo dos séculos.

Atualmente, o Castelo de Santa Maria da Feira é um dos principais pontos turísticos da região e é conhecido por sediar a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, um evento anual que recria a atmosfera da Idade Média.

O Castelo de Santa Maria da Feira fica a 35 km do Porto e a 288 km de Lisboa.

 

 

Saiba mais sobre cultura Portuguesa

Se, tal como nós, é apaixonada por cultura e tradição portuguesas, então saiba que estamos comprometidos a mostrar-lhe o melhor que o país tem.

 

Assim, recomendamos que espreite a nossa loja online com artigos 100% portugueses.

Falamos de lindas Joias de Filigrana em prata de lei 925/100, de autoria de habilidosos artesãos locais, bem como Malas de Burel, Malas de Cortiça e Malas de Junco.

 

Neste ponto convém frisar o nosso compromisso com a sustentabilidade, já que as nossas malas são produzidas a partir de matérias renováveis e eco-friendly.

 

E para embelezar a sua casa, espreite o típico artesanato local, de onde se destacam os Galos de Barcelos, as Flores de Cerâmica, as Andorinhas e as tradicionais Sardinhas.

 

Fique por aí e siga a LoveitPortugal nas redes sociais: Instagram, Facebook e Pinterest.