O termo Filigrana, descreve o trabalho ornamental e artesanal de unir pequenos fios e bolas de metal, normalmente de ouro ou prata, e que são trabalhadas e soldadas de forma harmoniosa de maneira a fabricar uma Joia. Essa técnica exige uma longa aprendizagem de muitos anos e também muita arte e imaginação.
Tem vários séculos de existência e teve em Portugal um grande desenvolvimento no século XIX sobretudo na região norte de Portugal. É muito falada como a Filigrana de Viana por ser muito usada nos trajes tradicionais dessa região, mas hoje é fabricada sobretudo nos municípios da Póvoa do Lanhoso e Gondomar.
As joias de filigrana são feitas e moldadas à mão, a partir dos fios de ouro ou fios de prata, com recurso a ferramentas manuais de grande precisão manual e ao uso do calor.
O reconhecimento internacional veio sobretudo a partir do Coração de Viana, por uma Medalha de Coração de Viana ter sido usado pela Sharon Stone, à época uma das estrelas do cinema mundial. Essa peça nasceu em Portugal a pedido da Rainha D. Maria I.
Mas hoje existem já muitas outras Joias de Filigrana que são igualmente famosas, nomeadamente os Brincos de Filigrana, em variadas e bonitas formas, as Pulseiras ou Braceletes de Filigrana, também com vários feitios, as Medalhas ou Pendentes de Filigrana, as Voltas e Colares de Filigrana e ainda os Anéis.
Para o publico masculino, são muito apreciados os Botões de Punho de Filigrana, que aportam um toque de classe em qualquer cerimónia.
Existe hoje uma nova tendência de criadores mais jovens com uma Filigrana mais contemporânea, mas as peças mais conhecidas são os Brincos Coração de Viana, as Medalhas ou Pendentes Coração de Viana, os Colares de Contas de Viana, os Brincos Rainha e as Arrecadas.
A produção de Filigrana a partir de metais preciosos, ouro ou prata, é duplamente certificada: pela Contrastaria que certifica a produção da peça em Prata ou Ouro e ainda a Certificação do método de produção e que atesta se esta é completamente manual ou não.
Explorar os nossos produtos de Filigrana.